08/03/2021
Durante a prática esportiva os atletas executam gestos esportivos repetidamente com intensidade e explosão variadas, dependendo da modalidade esportiva, que eleva o risco da ocorrência de lesões, seja em fase de treinamento ou em competição.
Os motivos para o surgimento das lesões são variados, fatores predisponentes, ausência de um programa preventivo, falta de um condicionamento físico adequado, desequilíbrios de força entre os músculos e ou a prática equivocada (overtraining).
Exemplos de lesões esportivas que podem atrapalhar ou até mesmo impedir o desempenho de um praticante: Câimbras, contusão muscular, distensão muscular e fratura por estresse.
Os atletas precisam usar sua energia no momento e intensidade corretos durante a sua atuação, buscando melhor rendimento, resultado e segurança. Levando isso em conta, aliar o esporte com o Pilates virou uma forma eficiente de melhorar rendimento e prevenir lesões.
O Pilates atua no preparo do condicionamento muscular e na prevenção de lesões, A força deve estar atrelada ao trabalho de resistência e complementada pela busca do equilibro corporal através da mobilidade e do alongamento. Os gestos esportivos devem ser treinados para desenvolver o grupo muscular que será exigido durante a prática esportiva e evitar lesões.
Benefícios com a prática do Pilates: melhora da capacidade respiratória, acelera o processo de recuperação de lesões, correção de desequilíbrios musculares, melhora consciência corporal e melhora a performance esportiva.
O resultado será um corpo menos desgastado e muito mais eficiente, que se recupera com maior rapidez.