Borda topRua Nascimento Vargas nº 579Borda top (54) 9954.5004 Borda top vini.natacao@hotmail.comBorda top
Siga nos também:

Notícias e novidades

07/12/2018

Hidroginástica para gestantes

A atividade é considerada o melhor exercício para a futura mãe e também para o bebê.

Hidro

Durante a gravidez, o corpo feminino passa por uma metamorfose global, isso inclui a nova postura desenvolvida para acomodar o bebê, que na maioria das vezes, acaba por forçar a musculatura da coluna, causando muito desconforto, e até mesmo dor.

O peso extra que a mulher passa a carregar diariamente exige uma força complementar de toda a musculatura, mas, nem sempre, durante essa fase, será possível manter uma rotina de exercícios intensos para as praticantes habituais, muito menos para as iniciantes.

Uma forma de se exercitar, sem sobrecarregar ainda mais o corpo, é através da hidroginástica para gestantes.

 

Como funciona a hidroginástica para gestantes

É uma aula de aeróbica convencional, dentro d’água, sem sentir o peso do corpo nas articulações, evitando também os riscos de lesões.

Sabe-se que o empuxo da água, durante os exercícios, faz com que nosso corpo suporte apenas 50% do seu peso, o que é um grande alívio para todas as articulações e musculatura, sem a necessidade de deixar de fazer exercícios rotineiros.

A água é um elemento extremamente relaxante, mesmo para quem não pratica exercícios dentro dela. De um modo geral, as pessoas aliviam o estresse e tensões quando em contato com a água.

A hidroginástica para gestantes trará um melhor condicionamento físico à mulher, imprescindível para aguentar as extenuantes horas do trabalho de parto.

A aula visa proporcionar um maior equilíbrio à gestante, uma vez que um grande peso extra se concentra na região abdominal. A partir dos exercícios, uma readequação postural proporcionará maior conforto à mulher.

Os exercícios incluirão alongamentos, aquecimentos e condicionamento aeróbico para trabalhar toda a estrutura musculo-esquelética.

Fazem parte também os exercícios respiratórios, para melhorar a circulação, ajudar a relaxar, diminuir ansiedade e estresse, além de, na parte física, proporcionar o desinchaço dos membros inferiores.

 

É preciso saber nadar para fazer hidroginástica?

Não é preciso saber nadar para praticar hidroginástica. As pessoas que não sabem nadar poderão participar, com segurança, das aulas.

A hidroginástica para gestantes é desenvolvida para promover bem estar físico e emocional, não pretendendo fazer nenhuma delas uma nadadora olímpica, por esse motivo, a água não ultrapassa a altura do peito.

As iniciantes poderão apenas caminhar e correr dentro da piscina. É uma forma de fortalecer os músculos das pernas e quadris, ao mesmo tempo em que vai se adquirindo confiança para os exercícios.

 

Confira os benefícios da hidroginástica para gestantes:

1) Aumenta a energia;

2) Alivia as dores na gravidez;

3) Elimina a prisão de ventre;

4) Melhora o humor;

5) Tende a ganhar menos peso;

6) Reduz o inchaço nas pernas, joelhos e tornozelos, principalmente;

7) Aumenta a a resistência cardiorespiratória e melhora o sistema circulatório;

8) Previne varizes;

9) Reduz a incidência de diabetes gestacional;

10) Elimina o risco de acidentes, quedas e ferimentos;

11) Melhora o sono;

12) Diminui estresse e ansiedade;

13) Não tem nehum tipo de impacto;

14) Aumenta a flexibilidade do corpo;

15) Relaxamento geral da musculatura e também do bebê;

16) Atividade física sem dor e sem incidência de lesões.

Sombra noticia