FALE CONOSCO

NOVIDADES

Natação: melhor remédio para problemas de Asma, rinite e sinusite

Médica especializada em alergia e imunologia fala sobre os benefícios da natação no tratamento de problemas respiratórios, especialmente em crianças.

Logo vem o inverno pela frente, e é justamente quando o tempo está mais frio, com baixa umidade do ar, mudanças bruscas de temperatura e aumento da poluição que as doenças respiratórias costumam incomodar mais, principalmente os alérgicos. E a melhor maneira de lidar com esse problema é praticando atividades físicas regulares. Correr, pedalar, jogar vôlei, futebol... vale qualquer coisa para se manter em movimento. Mas é inegável que a natação é o esporte mais indicado nesses casos. Além de trabalhar o corpo como um todo, nadar não tem impacto, melhora o tônus muscular, queima calorias, fortalece o coração e reduz os sintomas dos problemas respiratórios, como rinite, sinusite, bronquite e asma.  

A asma, por exemplo, atinge aproximadamente 16 milhões de brasileiros. E como o inverno pode provocar queda da imunidade, as pessoas se tornam mais predispostas a desenvolver a doença. Por isso, nadar é uma excelente receita para combater e amenizar os sintomas.

- A natação é uma atividade física que apresenta uma série de benefícios. Desenvolve a coordenação motora, fortalece a musculatura respiratória e ajuda na socialização. Estudos mostram que crianças que nadam regulamente, apresentam melhora importante no quadro de asma, apresentando menores ocorrências de internações hospitalares, assim como redução das crises e redução do absenteísmo escolar - afirmou a médica especializada em alergia e imunologia, Maria Aparecida Luciano da Silva. 

A natação alonga toda a musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, movimentando a caixa torácica através dos movimentos dos braços, e trabalha a musculatura abdominal facilitando a respiração diafragmática. Todos esses movimentos são coordenados com a respiração. O movimento de abrir e fechar das costelas facilita a musculatura inspiratória e expiratória, ou seja, enche os pulmões na inspiração e esvazia na expiração. Além disso, a resistência da água exige que a respiração seja mais forte, e o ambiente aquático mantém as narinas úmidas, eliminando a secura normalmente encontrada na asma e nas alergias durante outras atividades terrestres.

No entanto, a doutora Maria Aparecida ressalta que a água com cloro pode causar irritação da mucosa nasal e/ou ocular e da pele. Mas para quem não tem a oportunidade de trocar as piscinas pelo mar, há algumas soluções para evitar o problema.

Então, se você sofre de algum problema respiratório, não deixe que aquela preguiça que fica ainda maior quando está frio te impeça de dar umas braçadas. E especialmente para as crianças, alguns minutos dentro da água podem fazer toda a diferença na vida futura.

20+

ANOS EDUCANDO

ATRAVÉS DA NATAÇÃO

5mil+

ALUNOS IMPACTADOS

PELA NATAÇÃO

40mil+

AULAS MINISTRADAS

DE NATAÇÃO

SEDE VERGUEIRO
Rua Nascimento Vargas, 579.
Bairro Vergueiro, CEP: 99020-000
Passo Fundo/RS

54 9954.5004 - Ligar Falar no Whatsapp
vergueiro@winnatacao.com.br

SEDE CIDADE NOVA
Av. Carlos Galves, 454.
Bairro Cidade Nova, CEP: 99022-014
Passo Fundo/RS

54 98157.4540 - Ligar Falar no Whatsapp
cidadenova@winnatacao.com.br

Win Escola de Natação Passo Fundo

SEDES | MODALIDADES | A WIN | NOVIDADES | METODOLOGIA

2015/2023 - Win Escola de Natação - Natação Bebê, Natação Infantil, Natação Adulto, Hidroginástica, Hidroginástica Gestante e Pilates.Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Política de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo - Criativittá Web Studio
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.